sábado, 28 de janeiro de 2012

COMO SURGIRÃO AS REDES SOCIAIS!!!

COMO SURGIRAM AS REDES SOCIAIS:
As redes sociais costumam reunir uma motivação comum, porém podem se manifestar de diferentes formas. As principais são:
Redes comunitárias, estabelecidas em bairros ou cidades, em geral tendo a finalidade de reunir os interesses comuns dos habitantes, melhorar a situação do local ou prover outros benefícios.
Redes profissionais, prática conhecida como networking,tal como o linkedin, que procura fortalecer a rede de contatos de um indivíduo, visando futuros ganhos pessoais ou profissionais.
Redes sociais online, tais como facebook, orkut, myspace, twitter, que são um serviço online, plataforma ou site que foca em construir e refletir redes sociais ou relações sociais entre pessoas, que, por exemplo, compartilham interesses e/ou atividades.
Análise de redes sociais
Um exemplo de um diagrama de uma rede social. O com maior grau de centralidade de intermediação está representado em amarelo
A análise de redes sociais (relacionada com as redes complexas) surgiu como uma técnica chave na sociologia moderna. O conceito surgiu na Sociologia e Antropologia Social. No final do século XX, o termo passou a ser olhado como um novo paradigma das ciências sociais, vindo ser aplicada e desenvolvida no âmbito de disciplinas tão diversas como a antropologia, a biologia, os estudos de comunicação, a economia, a geografia, as ciências da informação, a psicologia social e, sobretudo, no serviço social.
A ideia de rede social começou a ser usada há cerca de um século atrás, para designar um conjunto complexo de relações entre membros de um sistema social a diferentes dimensões, desde a interpessoal à internacional.
Em 1954, J. A. Barnes começou a usar o termo sistematicamente para mostrar os padrões dos laços, incorporando os conceitos tradicionalmente usados quer pela sociedade quer pelos cientistas sociais: grupos bem definidos (ex.: tribos, famílias) e categorias sociais (ex.: género, grupo étnico).
Académicos como S.D. Berkowitz, Stephen Borgatti, Ronald Burt, Kathleen Carley, Martin Everett, Katherine Faust, Linton Freeman, Mark Granovetter, David Knoke, David Krackhardt, Peter Marsden, Nicholas Mullins, Anatol Rapoport, Stanley Wasserman, Barry Wellman, Douglas R. White ou Harrison White expandiram e difundiram o uso sistemático da análise de redes sociais.[3]
Em teoria, na estrutura das redes sociais os atores sociais se caracterizam mais pelas suas relações do que pelos seus atributos (gênero, idade, classe social). Estas relações tem uma densidade variável, a distância que separa dois atores é maior ou menor e alguns atores podem ocupar posições mais centrais que outros. Este fenômeno é explicado por alguns téoricos apontando a existência de laços fortes e fracos e a dos buracos estruturais onde se encontram os atores que não podem comunicar entre si a não ser por intermédio dum terceiro.[4]
No estudo da estrutura das redes sociais é necessário incluir as relações de parentesco de seus membros, redes sociométricas, capital social, redes de apoio, de mobilização, interconexões entre empresas e redes de política pública.
É composta por três elementos básicos:
  • Nós ou atores
  • Vínculos
  • Fluxos de informação (unidirecional ou bidimensional)
Referências

»Pequenas e Médias Empresas

·         »Soluções
·         »Soluções de Impressão & Imagens
·         »Serviços
·         »Casos de sucesso
·         »Novidades
·         »Dicas
·         »Como pagar
·         »Produtos
·         »Cadastre-se HP
·         Como comprar

Avalie esta página.


Mau
Muito Bom
Introdução às redes sociais.
Sites como o Facebook e o Twitter estão por toda a parte, atualmente. Você ouve falar em tweets e em postar em murais e fica se perguntando se o mundo das redes sociais é para você. Esta breve explicação irá ajudar você a entender o que são redes sociais. Depois, apresentaremos você às redes sociais online Facebook e Twitter, juntamente com instruções de como começar a usá-las e como se manter seguro. Vamos lá!

O que são redes sociais?
Grosso modo, redes sociais são um meio de se conectar a outras pessoas na internet. Os sites de redes sociais geralmente funcionam tendo como base os perfis de usuário - uma coleção de fatos sobre o que um usuário gosta, não gosta, seus interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou qualquer outra coisa que ele queira compartilhar.

Geralmente, esses sites oferecem vários níveis de controle de privacidade. Por exemplo, o Facebook permite que outras pessoas encontrem o seu perfil, procurando pelo seu nome ou endereço de email, mas você pode proteger as informações particulares do seu perfil de qualquer um que você não tenha aprovado especificamente. No Twitter, você pode definir que suas atualizações sejam particulares, podendo ser vistas apenas pelas pessoas que você aprovar.

O objetivo das redes sociais é juntar um grupo de pessoas com quem você esteja interconectado por um ou mais fatores.

Algumas redes sociais estão montadas especificamente ao redor de interesses especiais. Esses sites existem para compartilhar experiências, conhecimentos e formar grupos sobre tópicos específicos.

Redes sociais: por que se incomodar?
Definir o que são redes sociais é fácil. Geralmente, a pergunta que as pessoas que não estão usando essa tecnologia realmente se fazem é "por quê?". A maioria das pessoas que se envolve com o Facebook e o Twitter veem benefícios tangíveis (e alguns intangíveis). Quando você cria uma rede social, elas tendem a funcionar muito com as redes de relacionamentos no mundo real. Você vê notícias, discute problemas do trabalho e da vida particular, compartilha suas ideias e tem acesso a experiência e expertise a que não teria acesso de outra forma.

Contatos são contatos, estejam eles online ou no "mundo real". A velha frase "não é o que você sabe, mas quem você conhece" é verdadeira - quanto mais pessoas você conhecer, melhor. Talvez aquele seu velho amigo do ginásio esteja começando um novo negócio e precise da sua expertise. Definitivamente, conhecimento é poder.

Abrir uma conta no Facebook é realmente fácil, e não deve demorar mais do que alguns minutos para fazer a configuração inicial. Acesse a página inicial do Facebook e siga as instruções

Twitter: aspectos básicos
O Twitter confunde mais as pessoas do que o Facebook. Ele parece realmente pouco intuitivo: como dizer qualquer coisa em apenas 140 caracteres? A ascensão meteórica da popularidade do Twitter é uma boa indicação que de é possível se comunicar bem, mesmo com tão poucas palavras. De fato, a Nielsen.com afirma que o Twitter tem um crescimento mensal de 1.382%.

O Twitter foi fundando em 2006 por Jack Dorsey e, sendo um serviço tão novo, tem um grande contingente de fãs ardorosos. O microblogging (pequenas entradas de blog com apenas um pensamento ou evento) cresce em popularidade pelo mesmo motivo, em parte, pelo qual o Facebook também se torna mais popular: a sensação de comunidade.

É necessário pouquíssimo tempo para fazer uma atualização de 140 caracteres e compartilhá-la com amigos e contatos. E demora muito pouco para eles fazerem o mesmo. Saber o que as pessoas estão fazendo, pensando e lendo cria novas definições de comunidade.

E não é só isso: o Twitter é um jeito ultrarrápido de disseminar notícias ou informações importantes. Os posts no Twitter são chamados de tweets, e, quando você retransmite um tweet, ele se torna um retweet. Essa funcionalidade permite que você compartilhe o que é importante para você simplesmente clicando em alguns botões.

Hash tags (tags precedidas de "#") representam um tópico no Twitter. Por exemplo, programas de TV populares terão hash tags quando as pessoas fizerem comentários em tempo real, enquanto o programa estiver no ar. Se você estiver assistindo a um programa chamado 24, por exemplo, e quiser conversar sobre ele com outras pessoas que também estiverem assistindo, poderá seguir os comentários no Twitter, procurando por #24.

O léxico do Twitter O Twitter tem o seu próprio vocabulário. Aqui estão alguns dos termos mais comuns:
  • Tweet: Uma atualização/post de 140 caracteres ou menos no serviço do Twitter.
  • Retweet: Retransmitir um tweet de um contato para a sua própria lista de contatos.
  • Hashtag: O uso do sinal da tralha (#, chamado em inglês de "hash") antes de um tópico no seu tweet. Por exemplo, você usaria a hashtag #houstonrockets ao falar tweetar sobre o time, para que outros torcedores possam achar seu tweet facilmente.
  • Tweeps: Pessoas que usam o Twitter e que você segue em mais de uma rede social (por exemplo, alguém que seja seu contato no Facebook e no Twitter).
  • Twitosfera: A comunidade total de tweeters.
  • @nomedeusuário: É assim que você faz um link para um usuário específico no Twitter. @stephenfry, por exemplo, é o link para a conta do popular comediante britânico Stephen Fry.
  • DM: Sigla para Mensagem Direta (Direct Message). Você pode enviar uma mensagem particular para outro usuário, digitando "d nomedeusuario" (sem as aspas).
Abrir uma conta no Twitter é mais fácil do que no Facebook e não deve demorar mais do que alguns minutos para fazer a configuração inicial. Acesse a página inicial do Twitter e siga as instruções

Como as empresas usam o Facebook e o Twitter
Mesmo que isto seja uma breve apresentação, é importante você saber como as empresas e marcas estão usando esses serviços para conseguir audiência. Esse tipo de marketing social funciona porque ele se apoia em construir uma comunidade, o que tem aspectos bons e ruins para o cliente. Vejamos quais são esses aspectos.

Aproveitando ao máximo os relacionamentos da marca Quando você entra numa página de fãs de uma marca no Facebook (a Campanha Dove pela Real Beleza é muito popular, só para citar uma), você pode ter grandes benefícios. Frequentemente, o pessoal do marketing usa páginas de fãs e contas do Twitter para pedir opiniões das pessoas sobre produtos. Como você usa o produto? O que você faria para deixá-lo melhor? Qual é o maior problema dele? É uma grande oportunidade de se fazer ouvir em um ambiente em que as marcas falam diretamente com as pessoas. Se fizerem essas perguntas para você, tente separar um tempo para responder, para que você possa falar sobre seus produtos favoritos.

Outro grande "efeito colateral" do marketing social no Facebook e no Twitter é a oferta especial. As empresas com frequência tweetam ofertas especiais que não estão disponíveis em outro lugar, dando uma oportunidade de ouro para fazer um negócio que mais ninguém vai fazer. Ou você pode se tornar um fã do seu restaurante local favorito no Facebook e receber avisos de happy hours especiais para fãs ou outros eventos.

Como o mundo das redes sociais se baseia em construir relacionamentos, as marcas realmente querem fazer um esforço para fidelizar os clientes. Clientes insatisfeitos que tiverem muitos contatos podem se tornar o pesadelo das relações públicas, de uma hora para outra. Basta navegar em um site de defesa do consumidor, como o Consumerist, se você duvidar do poder de um consumidor enganado.

Quer ver o que a HP faz no Facebook e no Twitter? Veja a página de fãs da HP no Facebook ou veja as últimas notícias da HP seguindo @HPNews no Twitter.

Não deixe a marca fora do gancho Para ter todos os benefícios oriundos de estar envolvido ativamente em comunidades de fãs de marca e contas de Twitter, ainda há algumas questões importantes. Empresas inescrupulosas podem tentar usar informações particulares de modo errado, vendendo-as para scammers. Se você suspeitar que isso aconteceu com você, não hesite em avisar o suporte do Facebook ou do Twitter.

E se a marca em si acabar sendo um spammer? Geralmente, as marcas não entendem como se relacionar no espaço social, e acabam se tornando fontes de incômodos e spams para o consumidor. Se você receber várias mensagens por dia só com promoções, sem nenhum conteúdo, sinta-se livre para romper os laços com a empresa imediatamente.

COMO SURGIU O ORKUT !
Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA


História do Orkut

O orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 19 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google.

Perfil

Os usuários cadastrados no Orkut registram um perfil que contém desde informações básicas de acesso como informações secundárias. Cada usuário no Orkut tem um perfil próprio que é dividido em três partes:

* Social: Perfil social ou geral o usuário pode falar um pouco de si mesmo, de características como gostos, livros preferidos, músicas, programas de TV, filmes, etc.
* Profissional: Seleção da atividade profissional com informações sobre seu grau de instrução e carreira.
* Pessoal: Apresenta o perfil pessoal do indivíduo de forma a facilitar as relações interpessoais. Apresenta informações físicas, e sobre o tipo de pessoa que ela gostaria de se relacionar, ou mesmo até mesmo namorar/casar.

As pessoas que freqüentam o site costumam se referir a seus perfis como "meu Orkut". Provavelmente porque o idioma era em inglês, no começo. Ficaria no mínimo estranho usar o termo "profile" no meio de uma conversa.

Visitantes do perfil

Desde o dia 22 de abril de 2006 os usuários do sistema podem contar com a ferramenta "visualizações do seu perfil", que mostra o número de vezes que outros membros do Orkut visualizaram seu perfil e lista os últimos cinco membros o fizeram. A nova ferramenta deixou muitos usuários descontentes. Eles argumentaram a favor da liberdade de navegar livremente pelas páginas. Por outro lado, haviam aqueles que preferiam a ferramenta tal como foi criado porque funcionava bem para saber quem vigiava seus recados.

Por causa da polêmica, o Orkut disponibilizou um recurso para desativar a opção na página de configurações e assim permitir o acesso a perfis anonimamente. Entretanto, isso faz com que o usuário também não saiba quem visualizou o seu perfil. A fim de manter o recurso ativado e não deixar que saibam que visitou perfis, uma minoria de usuários criou perfis alternativos que têm a opção de visualização de perfis desativada. Tal prática, apesar de não ser muito incomum, é condenada pelo Orkut e pelos próprios usuários, já que a reciprocidade da opção de visitantes de perfil não é, assim, mantida.

Amigos

Cada usuário tem um grupo de amigos que pode chegar a, no máximo, 1.000 pessoas (o número foi instituído para evitar abusos - podendo ser ultrapassado devido a bugs no sistema e uso de javascripts construídos pelos próprios usuários para essa finalidade). O usuário pode classificá-los como: desconhecido, conhecido, amigo, bom amigo e melhor amigo; apesar da existência dessa classificação, ela não é essencial, ficando a critério de cada um utilizá-la ou não. O usuário ainda pode classificar seus amigos por grupos personalizados para poder organizar melhor sua listagem de amigos.

Comunidades

As comunidades nada mais são do que fóruns modificados, com o diferencial de que sua estrutura foi planejada para facilitar o uso. Assim, qualquer pessoa pode aprender a lidar com os recursos de uma comunidade com relativa facilidade. É esse um dos possíveis motivos do sucesso que é o Orkut hoje. Facilitar o uso é uma idéia que funciona no quesito atrair usuários. Provas recentes são as criações Windows Vista e Web 2.0, ambas com foco na já mencionada facilitação de uso.

Ainda assim, não é só o design aperfeiçoado das comunidades que sobrepujam em facilidade de uso os fóruns mais tradicionais, mas também a clara falta de recursos. O Orkut ainda não permite que seus usuários publiquem imagens em suas postagens, muito menos que tenham autonomia na alteração do código HTML. Muitos insistem para que o serviço continue assim temendo que os erros tornem-se mais freqüentes.

Os recursos oferecidos por uma comunidade podem ser dividos em três categorias:

* Fórum: É onde fica a maior parte do conteúdo. Os membros discutem o assunto proposto em cada tópico e criam outro

* Enquetes: Na segunda quinzena de março de 2007, foi criada a opção Enquete, a fim de colher opiniões de membros de uma comunidade de forma quantitativa. Qualquer um pode criar ou excluir uma enquete sua. Excluir enquetes de outras pessoas é um poder concedido apenas ao dono e aos mediadores. O sistema ainda permite que se coloque figuras para as alternativas e que se postem comentários nas enquetes, porém apenas o dono ou mediadores da comunidade podem apagar comentários, caso os achem inconvenientes. As enquetes, ao serem formuladas, podem ter um prazo para encerramento de votos ou não.

* Eventos: O site incentiva as relações sociais sugerindo encontros fora da rede. Este é o espaço em que tais encontros podem ser divulgados.

Tudo isso é administrado pelo dono da comunidade que pode escolher até dez mediadores para ajudá-lo. O dono pode fazer tudo aquilo que julgar necessário, desde apagar postagens até banir membros. De forma parecida, os mediadores podem fazer de tudo isso mas não possuem poder para alterar as condições de outro mediador. É quase desnecessário dizer que ninguém pode expulsar o dono.

Sistema de busca

O Orkut conta com um grande sistema de busca de comunidades, amigos e mais recentemente de tópicos nas comunidades. Nada mais natural, já que o dono do Orkut é um funcionário do Google. O banco de dados do Orkut conta com milhões de comunidades e perfis. Por isso, na hora de buscar, recomenda-se especificar a busca a fim de obter resultados mais precisos.

Teoria dos seis graus de separação
Demonstração gráfica de uma rede social. Cada letra corresponde a uma pessoa cada traço corresponde a uma amizade. A distância entre L e G (em azul) é de dois degraus, e de L a E (em vermelho) é de três.
Demonstração gráfica de uma rede social. Cada letra corresponde a uma pessoa cada traço corresponde a uma amizade. A distância entre L e G (em azul) é de dois degraus, e de L a E (em vermelho) é de três.

De acordo com a teoria dos seis graus de separação, uma pessoa pode estar conectada a qualquer outra por uma rede de no máximo cinco amigos intermediários. Os estudos sobre a teoria dos seis degraus têm bases científicas ligadas à Teoria do Caos, sendo esta levada em consideração por Orkut Büyükkökten ao desenvolver sua rede social. Alguns estudiosos do fenômeno dizem que o Orkut é um exemplo para provar satisfatoriamente que essa teoria é verdadeira.

O Orkut já chegou a disponibilizar uma vizualização dos degraus de separação quando um usuário visitava outro, contando no máximo até seis degraus, porém, hoje são contados no máximo dois.

Alguns dados estatísticos

Nota: dados de 30 de junho de 2007.
Ranking de usuários por países
Demografia do Orkut em 31 de Março de 2004[1]
Estados Unidos
51,36%
Japão
7,74%
Brasil
5,16%
Países Baixos
4,10%
Reino Unido
3,72%
Demografia do Orkut em 30 de Junho de 2007
Brasil
55,29%
Estados Unidos
18,88%
Índia
15,47%
Paquistão
1,30%
Reino Unido
0,57%
Japão
0,39%
Portugal
0,38%
México
0,35%
Canadá
0,33%
Itália
0,32%

* O sistema possui atualmente mais de sessenta milhões (63.019.202 em 20 de julho de 2007) de usuários cadastrados.
* O Brasil é o país com o maior número de membros. Cerca de 55,29% dos usuários do sistema, declaram-se brasileiros. Na verdade, esse número não apresenta muita exatidão, já que muitos membros criam mais de um perfil por usuário ou declaram residir em outros países. Isso deve-se a um boato (hoax) que afirmava que quem declarasse ser de um outro país que não o Brasil obteria um sistema mais rápido e livres de erros e bugs. Isso acabou sendo provado incorreto, pois a alocação de banda é feita por endereço IP, e a lentidão no sistema acontecia somente em horários de pico.
* As pessoas mais jovens têm mais interesse no Orkut. Aproximadamente 59,41% são pessoas que tem de 18 a 25 anos. Porém esse número não é real, pois pessoas menores de 18 anos também participam da rede, colocando idades incorretas. Pessoas de 26 a 30 anos têm o segundo colocado em participação de idades com 11,09%, (este número apresenta maior exatidão).
* Os interesses ao se cadastrar na rede são inúmeras. De acordo com as alternativas que o orkut dispõe, 64,34% dos usuários estão participando para fazer novos amigos e encontrar os antigos; em segundo lugar estão aqueles que procuram contatos profissionais, com 19,51%.
* Em média, a cada 8 dias, 1 milhão de novos usuários ingressam no Orkut por meio de convites enviados por email ou criando uma conta no Google.
* Também são contabilizados milhares de perfis falsos (chamados fakes). A política do Orkut proíbe o uso de fakes, mas essa proibição não chega a ser cumprida na prática.

Ferramentas externas

Estão disponíveis na internet diversas ferramentas externas para facilitar na edição dos fóruns e na navegação. São geralmente add-ons, ferramentas e toolbars que ajudam na formatação de textos e até na adição de imagens. Porém, algumas ferramentas são funcionais somente se a pessoa que for ler a mensagem também a tenha. As toolbars são barras de ferramentas como a OrkutToolbar, distribuída gratuitamente para o navegador Mozilla Firefox como extensão. Ela é uma das ferramentas mais usadas pelos usuários do Orkut, disponibilizando várias ferramentas simples e funcionais.

Há também aqueles que preferem scripts como o GreaseMonkey, uma extensão do Firefox que modifica a exibição de páginas da web, de forma que podem ser adicionados botões e formulários e até mesmo modificar a aparência de um site sem conhecimento do servidor no qual o site está hospedado. Os scripts normalmente são simples, mas muito funcionais, como o "Tira Spam do Orkut", que identifica se o scrap enviado/recebido tem indícios de spam, ou como o "Hora Certa", que corrigia o horário do Orkut para o fuso horário do Brasil (GMT-3) até quando o Orkut disponibilizou a visualização da hora conforme a Hora de Brasília.

Criado no final de 2005 e em constante desenvolvimento, O Detetive é um programa que monitora as páginas do Orkut, avisando o usuário quando alguma mudança acontece. Na sua versão atual (0.2.3) o programa é capaz de identificar recados e depoimentos novos e/ou apagados, assim como fãs e amigos ganhos e/ou perdidos, de qualquer membro do Orkut. Inicialmente o programa chamava-se Orkutetive, mas o nome foi alterado por solicitação do Google de forma a esclarecer a não-existência de vínculo entre o Orkut e o programa.

Cronologia

* 22 de Janeiro de 2004: Foi criado o Orkut por Orkut Büyükkökten.
* 5 de Abril de 2005: O Orkut ganha versão em português.
* 27 de Julho de 2005: O Orkut disponibiliza dez novas línguas: francês, italiano, alemão, castelhano, japonês, coreano, neerlandês, russo e chinês (tradicional e simplificado).
* Setembro de 2005: O Orkut é integrado ao sistema Google Accounts. Nele, cada usuário, para fazer o acesso, deve estar cadastrado como um usuário da rede Google.
* 21 de Abril de 2006: É criado um mecanismo que permite saber, por parte do usuário, quem visita seu perfil.
* 6 de Junho de 2006: O Orkut chega a 20 milhões de usuários (Fonte: Orkut).
* 7 de Agosto de 2006: O Orkut chega a 25 milhões de usuários (Fonte: Orkut).
* 18 de Outubro de 2006: O Orkut chega a 30 milhões de usuários (Fonte: Orkut).
* 19 de Outubro de 2006: Surge a função de mediador.
* 5 de Dezembro de 2006: O Orkut chega a 35 milhões de usuários (Fonte: Orkut).
* 28 de Dezembro e parte de 29 de Dezembro de 2006: O Orkut fica por mais de 24 horas fora do ar, Durante este tempo a mensagem de que ele estava em construção foi mostrada. Esse fato causou receio entre os usuários.
* 19 de Janeiro de 2007: O Orkut chega a 40 milhões de usuários (Fonte: Orkut).
* 1 de Fevereiro de 2007: É criado um mecanismo que permite aos usuários adicionar vídeos do YouTube e do Google Video ao perfil de usuário.
* 2 de Fevereiro de 2007: Um novo recurso permite o envio de recados via mensagens SMS. Inicialmente, o serviço só encontra-se disponível para clientes da operadora Claro.
* 27 de Março de 2007: Um novo recurso permite a criação de enquetes, para coletar opiniões de membros em uma comunidade.
* 5 de Abril de 2007: O Orkut passa a ter a função de busca de tópicos nas comunidades do site.
* 9 de Abril de 2007: O Orkut chega a 50 milhões de usuários (Fonte: Orkut).
* 3 de Maio de 2007: Um novo recurso permite na visualização cheia de uma imagem do albúm que o usuário veja outra foto do albúm sem retornar à página com as imagens reduzidas.
* 31 de Maio de 2007: Um novo recurso, chamado feed, permite que usuários publiquem em seus perfis, fotos no Fotolog, álbuns do Picasa, Flickr, blog no Blogger, WordPress, Live Journal ou qualquer mecanismo que ultilize método de exibição RSS.
* 30 de Junho de 2007: O Orkut chega a 60 milhões de usuários (Fonte: Orkut).
* 5 de julho de 2007: O Orkut divulga seu blog oficial, criado por Orkut Büyükkökten. Apesar disso, a primeira postagem no blog data de 25 de junho de 2007. O link, cujo nome é Novidades, substitui o link Notícias, mas este último não deixou de existir[2].

Gírias e neologismos

Orkutar

Verbo inventado orinalmente por americanos na forma "to Orkut". É um neologismo claro, que carrega consigo o significado de acessar os serviços do Orkut.[carece de fontes?]

Scraps

Cada perfil de usuário conta com uma página de comentários individual como uma forma de interação entre os usuários. Quando o Orkut ainda não contava com uma versão em português, esta era chamada de scrapbook. Para facilitar na linguagem, os recados passaram a ser chamados de scraps.

Cabe aos usuários, destinatários ou autores dos scraps, a sua eliminação ou manutenção. Muitos os eliminam para manter a privacidade. Outros os mantêm como "índice de popularidade". Existem várias formas de se "manter popular", e cabe a cada um como fazer isto. Uma delas consiste em adicionar um maior número de pessoas, até ficar com um perfil cheio. O número de amigos no orkut era ilimitado até meados de agosto. Agora o limite volta para 1000 amigos. Quando isso acontece as pessoas podem ou deixar o perfil sem adicionar mais ninguém ou criar outro perfil para poder ter mais conexões de amigos, apesar de não ser permitido possuir mais de um perfil.

Recentemente, o termo scrap tornou-se tão popular que é comum ouvir um ou outro dizer, por exemplo: "você recebeu o scrap que mandei ontem?" ou "ainda não respondi ao seu scrap".

Existem programas e sites que tornaram o scrapbook um alvo fácil para spam, desorganizando a página de recados da maioria dos usuários. Os programas vão desde um único recado sendo mandada várias vezes até uma mensagem mandada para todos os amigos de uma só vez. Na maioria das vezes, os usuários fazem isso para divulgar shows, "correntes" (tais como "mande este scrap para 25 pessoas, e seu desejo vai se realizar em uma hora"), propagandas e mensagens de datas festivas.

Em um determinado período a prática de spam foi combatida com um sistema de autenticação visual para evitar que mensagens fossem enviadas automaticamente para milhares de pessoas, porém após o teste, o sistema preferiu manter o livre envio de mensagens, não resolvendo, portanto, o problema do spam.

ScrapChat

Concentração de várias pessoas no ScrapBook de um certo indivíduo para conversar, assim aumentando seus scraps no Orkut. Esse tipo de atitude também tem seu lado difamatório, muitas vezes com ataques ofensivos às pessoas que recebem estas mensagens (flood). Até mesmo o ScrapBook do criador do site é afetada pelo ScrapChat involuntário, atingindo mais de 600 mil recados[3]. O ato convidar amigos para juntos conhecerem mais pessoas através desta forma de bate-papo é interessante para usuários. Alguns deles brincam usando o termo 'Chatorkut'. En Fevereiro de 2006, após ser chamada ao palco pelo vocalista da banda irlandesa U2, Bono Vox, e dele receber um "selinho", Katilce Miranda bateu recorde de recados no Orkut, recebendo cerca de quatro milhões de recados em apenas 11 dias e chegando a atingir uma média de 25 recados por segundo. O número só não ficou maior porque o perfil dela foi apagado.

Fãs

Fã é uma opção encontrada no Orkut para demonstrar que se gosta muito de um amigo. É possível se declarar fã de qualquer amigo da lista.

Orkuticídio

Cometer um "orkuticídio" é um termo usado no sentido figurado de "suicídio" para quando algum usuário exclui ou pretende excluir sua conta no sistema. O termo foi bastante usado pela imprensa brasileira. O Orkut mantém-se tão atualizado com as tendências que comunidades sobre todos os assuntos continuam a surgir. Para o termo Orkuticídio também já surgiram algumas comunidades. A maioria delas com poucos integrantes, já que muitos deles já se "orkuticidaram". No Orkuticídio muitas pessoas perdem grandes amigos e que só ficam sabendo dessa perda após a subtração deste no número de amigos.

Exploração comercial

Em 16 de Janeiro de 2007, a comunidade do Orkut Eu AMO Floripa foi alvo da primeira transação comercial de que se teve notícia na rede no Brasil. [4]. "Adquirida" pela RBS, que pagou R$ 2 mil a um jovem carioca para se tornar mediadora do fórum de discussão. A página da comunidade foi utilizada para promover o festival do verão "Floripa Tem", e seu nome foi alterado, logo em seguida, para "Eu Amo Floripa! Floripa Tem!". Na época a comunidade totalizava quase setenta e cinco mil membros, e foi escolhida para a transação por sua maior popularidade entre os usuários da rede de relacionamento, comparada a outras com o mesmo tema. Apesar de os termos de uso do Orkut afirmarem que "o serviço orkut.com é disponibilizado somente para uso pessoal" e que "empresas, organizações ou outras entidades legais não podem usar o serviço orkut.com para nenhuma finalidade.", nenhum trâmite judicial foi aberto.

Problemas do Orkut

Existem alguns problemas na rede social do Orkut que desagradam a seus usuários. A falta de materialização dos relacionamentos estabelecidos e reestabelecidos através da rede, além da lentidão e dos constantes erros de carregamento de páginas e as poucas alterações feitas no visual do site desde que surgiu, levam muitos usuários eliminarem seus perfis da rede orkut.

Bad, bad server...

Era comum, principalmente no primeiro ano de sua operação, que nos horários de pico, o Orkut ficasse com o seu servidor congestionado ou em muitos momentos fora do ar. Quando o servidor está congestionado, surge uma página de aviso com a seguinte messagem "Bad, bad server. No donut for you", agora o aviso está traduzido para o português como: "Erro". Isso é motivo de piada entre os usuários do Orkut, que criaram comunidades brincando com esta frase. Outro problema muito comentado pelas comunidades do Orkut é que ele "não sabe contar", já que na lista de amigos, o número de contatos, o número de "fãs" , as mensagens ou as comunidades raramente aparecem corretas.

Spamming

Alguns usuários menos atentos às regras de etiqueta na internet enviam spams através de scraps para todos os seus amigos ou os membros de uma determinada comunidade, usando sites de envio múltiplo de mensagens, programas ou scripts. Um exemplo de spams conhecido na rede é o de um suposto acidente de bicicleta sofrido por uma garota chamada Samara, no qual ela teria morrido e, para vingar sua morte, o faria com quem lesse tal spam.

Propaganda

Em alguns casos, são criados perfis falsos (fakes ou bogus) somente para anunciar produtos e correntes enganosas. Assim, são criados eventos e tópicos desagradáveis em muitas comunidades anunciando coisas do tipo "fique rico trabalhando em casa", "transforme 6 reais em 6.000" e outros tipos de mensagens indesejáveis e pirâmides ilegais. Além do mais o orkut se tornou uma ferramenta de marketing muito utilizada, hoje por ser um dos sites mais acessados muitas pessoas, candidatos políticos, e até mesmo empresas de nome, vêem fazendo um mal uso da propaganda. Dessa forma o orkut acabou virando uma ferramenta na mão de algumas pessoas que não sabem analisar se o público ao qual a mensagem é enviada tem um perfil adequado com o produto ou serviço oferecido

Perfis falsos (fakes ou bogus)

Os perfis falsos são criados com alguns possíveis objetivos:

* Fazer uma brincadeira (por exemplo: criar o perfil de uma pessoa famosa);
* Para difundir conteúdo ilegal, como racismo, pedofilia, etc.;
* Anonimato: para proteger sua privacidade;
* Visualizar quem viu o seu perfil oficial;
* Discutir Política;
* Trollagem;
* Denunciar crimes no Orkut ou inimigos pessoais.

Como o perfil é falso, os amigos deste perfil geralmente são falsos também, tornando mais difícil o rastreamento do autor original e agindo da forma mais anônima possível. Os usuários podem fazer denúncias contra esses falsos perfis, mas as denúncias raramente atingem o seu objetivo, que seria o banimento do falso perfil do sistema. De qualquer forma, não adianta muito deletar o perfil falso, pois o autor original pode criar um novo a qualquer momento.

Muitas vezes um usuário não deseja exibir sua foto no Orkut e coloca um desenho, foto de celebridade ou de algo que ele gosta, o que teoricamente é proibido pelas regras do Orkut. Isso é a cada dia mais comum e é relativamente aceito pela comunidade para os que querem permanecer anônimos. Neste caso, usa-se o nome real e muitos até sobem fotos reais para o álbum mas preferem manter a foto do perfil com um desenho qualquer. A mesma política deveria ser válida para comunidades, porém, mesmo as maiores comunidades do Orkut têm imagens consideradas impróprias (imagens protegidas por direitos autorais, artes ou fotos de crianças).

Polêmicas em comunidades

Alguns entram em comunidades postando mensagens contrárias ao assunto delas, buscando chamar a atenção para si mesmos, criar confusões ou menosprezar os integrantes destas. E, como é possível postar mensagens anonimamente em algumas comunidades, alguns utilizam essa possibilidade para xingar e humilhar os integrantes delas, semear caos e discórdia. O Orkut pune essas pessoas, porém é difícil ter um controle de quem tem essas atitudes.

Comunidades ofensivas

Alguns dos maiores problemas da rede de relacionamento do Orkut, dizem respeito a exploração de sua rede para práticas socialmente ou mesmo legalmente condenaveis na legislação de certos países, dentre eles o Brasil. A rede enfrente problemas sérios, como por exemplo a criação de comunidades preconceituosas, pregando homofobia, racismo, xenofobismo, Neo-Nazismo, tortura e violência contra os animais e fazendo apologia ao consumo e venda de drogas e à pedofilia. O incitamento ou apologia ao crime é considerado um ato ilegal e sujeita a penalidades.

Torcidas organizadas

Muitas torcidas organizadas utilizam o Orkut para resgistrarem as suas atividades. Algumas gangues inseridas nestas torcidas organizadas de times de futebol se agridem mutuamente e marcam local para seus confrontos. tendo em vista que trata-se de uma ação criminosa a polícia pode rastrear os incitadores e prevenir os eventos.[5][6]

Geralmente, os usuários que denunciam estes dados para serem eliminados não atingem seu objetivo[carece de fontes?]: os criminosos criam estes dados novamente, driblando o servidor do Orkut. Porém, devido a pressões por parte do governo brasileiro e da imprensa americana, novas providências a respeito disto foram anunciadas por parte do servidor, em uma ação definitivamente efetiva. Denunciar o perfil ao orkut, no entanto, não produz resultados efetivos, pois seu proprietário apenas apaga o perfil e, com ele, as provas. O mais recomendado é denunciar o problema às autoridades competentes em cada país para perseguir os culpados.

Apologia ao terrorismo

Varias comunidades tem sido observadas por apologia ao terrorismo. Simpatizantes do terrorista Bin Laden e da organização terrorista Al Qaeda tem possibilitado trocas de informações. Instituições internacionais de combate ao terrorismo rastreiam regularmente o website em busca destas atividades consideradas ilegais.[7][8]

Crimes cibernéticos no Brasil
Wikinews
O Wikinews tem uma ou mais notícias relacionadas com este artigo: Orkut pode ser fechado no Brasil

Membros do Orkut está relacionado ao crime informático no Brasil e em vários outros países. Recentemente o escritório do Google no Brasil tem se preocupado com o excessos ocorridos por alguns usuários que desrespeitam as leis brasileiras. Segundo os executivos, a imagem do Google pode ficar comprometida por conta do Orkut[9]. Uma das possibilidades é o fechamento ou limitações do sistema no Brasil, por conta das maçicas ações na justiça brasileira. Apesar das declarações dos advogados do Google certificarem o total respeito aos pedidos da justiça brasileira, não tem sido obedecidos pela empresa.[10]. Já outros sites americanos, como Yahoo e MSN, tem colaborado sistematicamente com a Justiça em situações semelhantes. Em 2006, uma jovem usuária que se considerou agredida por calúnia e difamação ganha ação e pode servir de exemplo para outras ações judiciais semelhantes. A Polícia Federal, Ministério Público e organizações dedicadas ao combate ao crime informático tem se ocupado em fortalecer o combate a condutas criminosas de usuários com ações punitivas conforme previsto na Lei[11][12]

Crimes em outros países

Além do Brasil, as autoridades indianas estão atentas as atividades ilegais do Orkut na Índia. A suprema corte de Bombaim alega que o sistema está incitando sentimentos anti-indianos aos cidadãos.[13]

Vítimas ou denúncia de crimes

Para a vítima de um crime de ação penal privada e queira notificar o Orkut para retirar o material ilegal e ou ofensivo dos seus servidores e preservar as provas da materialidade e os indícios de autoria do(s) crime(s), é necessário enviar uma carta registrada para o prestador do serviço.

Veja também

* Modelo de notificação do Orkut.

Vírus

Vírus informáticos tem sido bem frequentes no orkut: o usuário recebe uma mensagem com links para ver fotos de uma festa quando na verdade é um link para um arquivo executável (.EXE ou .SCR) de fora do orkut que na verdade é um vírus. Como muitos não possuem programas antivírus ou não sabem como remover as pragas, acabam se tornando hospedeiros virtuais disseminando os mesmos links por scrapbooks. Para resolver o problema é necessária a varredura de um programa de antivírus atualizado e caso não resolva o problema a formatação do sistema é aconselhada. Para evitar o problema é altamente aconselhável aos usuários não clicar em nenhum link do scrapbook para ver fotos de festas ou promessas absurdas mesmo que seja um amigo (este amigo pode estar infectado) e também não entrar com login/senha de usuário em nenhum site que não seja a página oficial do Orkut.com.

Os danos para os que contraem esses vírus podem ser muito prejudiciais como o sequestro de seu proprio perfil, roubo de senhas para e-mail, MSN e contas bancárias.

Mas agora o orkut exige código de segurança para todos os links enviados, isso evita que muitos programas enviem automaticamente mensagens com links de vírus.

Bugs

Muitos bugs tem surgido no Orkut nos últimos tempos entre eles os que permitem zerar o contador de scraps, obter um contador de fãs 999, fazer flood em comunidades, editar a descrição de álbum alheio etc.

Outro bug bastante conhecido é a impossibilidade de remover a foto principal do perfil. O usuário pode trocá-la por uma imagem em branco, um desenho mas não pode remover. Uma solução para este "problema" é utilizar uma imagem de apenas 1 pixel de altura por 1 pixel de largura, ficando excluído todo espaço destinado a foto no perfil.

Privacidade e Criminalidade

Alguns usuários preferem apagar todos os recados do scrapbook e só deixar um recado próprio dizendo que lê todos os recados, responde e apaga todos por motivos de privacidade. Isso é motivado pela preocupação de um estranho ou alguém possa "vasculhar" a vida pessoal lendo os scraps e seguindo os links para outros perfis. Na verdade, ter um perfil no Orkut e usá-lo em todos os seus recursos de fato constitui uma exposição da privacidade do usuário e o recente fenômeno de apagar todos os scraps reflete essa questão.

Além da privacidade existe ainda a questão do uso que terceiros poderiam fazer das informações existentes como planejar seqüestros, roubos, golpes e estupros. Sabidamente, apenas apagar mensagens deixadas como scrap não protege contra esse tipo de violência, que vem sendo denunciada dia-a-dia na mídia.

Popularidade no Brasil

O Orkut, apesar de ter sido desenvolvido nos Estados Unidos, se tornou um fenômeno entre brasileiros, que são hoje maioria esmagadora na comunidade. Por isso, muitos usuários de outros países abandonaram o sistema alegando que os brasileiros invadem as comunidades de língua inglesa postando em português, fazem flood em scraps com "desenhos" ASCII, escolhem outros países no perfil - confundindo quem realmente mora nesses países e deseja encontrar amigos do mesmo país e também a inevitável explosão de comunidades brasileiras que impede por exemplo a navegação de um estrangeiro na opção "Comunidades" - em qualquer categoria que se clica só se vê páginas e mais páginas de comunidades brasileiras - com milhares de membros colocando os estrangeiros em situação difícil. Isso foi reportado na imprensa estrangeira e também virou seção no artigo Orkut da Wikipédia inglesa. Desde que o "Brazilian Takeover" ocorreu no Orkut, usuários de outros países têm usado outros sites de relacionamentos como o MySpace e o Friendster.[14]

Outras críticas frequentes

Muitas críticas tem sido feitas ao Orkut. Uma das maiores é a falta de controle as comunidades a atividades ofensivas dos usuários. É possível se fazer apologia ao racismo, brigas, assassinatos, sem qualquer punição. Um usuário usualmente se camufla para tal. O espírito belicoso de muitos dos cadastrados fica visível na quantidade de comunidades cujos nomes contém as palavras Eu odeio. Apesar de a moderação do Orkut estar um tanto atenta, isso nem sempre é suficiente. A polícia tenta achar culpados de certos crimes, já que alguns deles ocorrem via Orkut, porém na maioria das vezes não atingem resultados satisfatórios.

Norma culta

Uma severa crítica é que a linguagem escrita no Orkut, que é de certa forma derivado do Internetês, fere a norma culta da língua portuguesa. É considerado uma agressão o uso de gírias do estilo vc (você), tb (também), entre outras. Contudo essa prática não é apenas para o Orkut, já que em vários lugares na Internet fora dele isso é usado e, antes mesmo de o Orkut aparecer, esse tipo de linguagem já existia. Logo, essa crítica é vista como "um argumento sem sentido" pelos adolescentes, apesar de que para os adultos (a "oposição") isso faz "muito sentido".

Integridade moral

É muito comum a crítica de pessoas que defendem a integridade moral das pessoas, como religiosos e chefes de família, que não gostam da facilidade com que uma criança cadastrada no Orkut pode receber, como imagens de conteúdo _ográfico, idéias suicidas, e outros.

Restrições para crianças e adolescentes

Na maioria dos países é proibido inscrição de crianças e adolescentes em redes sociais na internet. Teme-se que algum outro usuário pode ser traficante, pedófilo, aliciador. Podem ocorrer tentativas de relacionar-se com o menor, podendo planejar até mesmo um seqüestro. Existe algumas dicas para navegação segura na internet que orientam os pais e responsáveis de quais medidas preventivas tomar, tais como: não dizer nome, idade, senha (password) e não enviar fotos pessoais. Incrivelmente algumas destas sugestões e atitudes básicas contrariam o conceito do Orkut.[15] O cadastro de crianças no Orkut é ilegal e vai contra as normas da rede de relacionamentos, porém, esta regra raramente é respeitada e os menores de dezoito anos respondem por boa parte dos usuários.

Além disso, [16]a navegação dos menores no Orkut geralmente não é supervisionada pelos pais ou responsáveis, e os recursos do sistema acabam facilitando o contato das crianças com conteúdos sexistas, preconceituosos e muitas vezes criminosos.

Outras redes sociais

Profissionais

Em contraponto ao fenômeno Orkut como ferramenta de relacionamento, mesclado a entretenimento, existem outras redes de relacionamento que mativeram o seu foco no relacionamentos profissionais. É o caso do LinkedIn, OpenBC e a brasileira Via6 (ex-Syxt). Há regras de conduta bem definidas e políticas de moderação nessas comunidades. Não há espaço para informalidade.

Benefícios

Apesar dos problemas e malefícios provocados pelo Orkut, esta se tornou uma ferramenta importante na agregação de pessoas com interesses em comum. Esta agregação permite, entre outras coisas:

* Agrupar profissionais da mesma área para discussões técnico-científicas;
* Utilidade pública por orientações e esclarecimentos à população, particularmente em comunidades da área de Saúde;
* Agrupar vítimas de crimes, portadores de doenças raras e familiares de pessoas desses grupos, levando ao apoio mútuo, compartilhamento de experiências e conhecimento e, em alguns casos, a formação de entidades de apoio.



Fonte:Revista Novas Tecnologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário